Publicações Destaque: Convido Você a Conhecê-las
Conheça agora o artigo "Impactos e desafios da inteligência artificial: uma análise do chatgpt e suas implicações".
📚🔍 Novidade no TST! 📢 Para manter nossos ministros e servidores atualizados, a Biblioteca do Tribunal Superior do Trabalho apresenta o Tema do Mês! Destaque para o artigo "Impactos e desafios da inteligência artificial: uma análise do ChatGPT e suas implicações", de Erotilde Ribeiro dos Santos Minharro e Devanildo de Amorim Souza - publicado na revista LTr. Selecionado pela Comissão de Documentação e Memória do TST, traz insights essenciais sobre temas jurídicos contemporâneos. 📝✨ #TST #TemadoMês #InteligênciaArtificial #DebateJurídico
Como citar:
MINHARRO, Erotilde Ribeiro dos Santos; SOUZA, Devanildo de Amorim. Impactos e desafios da inteligência artificial: uma análise do chatgpt e suas implicações. Revista LTr, 2023.
Conheça agora o capítulo de Livro "Explorando a influência da IA generativa na banalização da condição humana".
Tivemos a honra de contribuir com o capítulo "Explorando a influência da IA generativa na banalização da condição humana" na obra "Facetas Jurídicas da Inteligência Artificial Generativa", organizada pelo professor Juliano Maranhão. Convidamos à leitura para aprofundar essas reflexões sobre a ciberdemocracia.
Como citar:
SOUZA, Devanildo de Amorim. Explorando a influência da IA generativa na banalização da condição humana. In: MARANHÃO, Juliano (org.). SOUSA, Francisco Cavalcante de; SANTOS, Jéssica Guedes; FRANÇA NETTO, Milton Pereira de França Netto (Coor.). Facetas jurídicas da Inteligência Artificial Generativa. Ed. 1. São Paulo: Legal Grounds Institute, 2023. Cap. 3, p. 201-230. ISBN 978-65-981979-1-9. Disponível em: https://legalgroundsinstitute.com/blog/facetas-juridicas-da-inteligencia-artificial-generativa/?fbclid=PAAaZxBNWsaG0inmyQB6rAfnbJ1XFJvsWs0v5-wVpynpf2V2e_DCnSAtjoNnw#dearflip-df_6599/1/. Acesso em: 21 dez. 2023.
Conheça o artigo "O Capitalismo de Vigilância e seus Efeitos: Discriminação Algorítmica e Reificação Humana".
Pesquisadores do Núcleo "O Trabalho Além do Direito do Trabalho" têm artigo publicado na Revista de Direito Brasileira (qualis A1) intitulado "O Capitalismo de Vigilância e seus Efeitos: Discriminação Algorítmica e Reificação Humana". O estudo aborda o impacto da ascensão tecnológica e dos algoritmos no controle da vida humana. Destaca o risco de "coisificação" do ser humano pelo capitalismo de vigilância, defendendo limites baseados na dignidade e igualdade. A pesquisa empregou o método indutivo e referenciais teóricos de Klaus Schwab (2016) e Schoshana Zuboff (2021). Convidamos à leitura para aprofundar essas reflexões sobre a ciberdemocracia.
Como citar:
FELICIANO, Guilherme Guimarães; NASPOLINI, Samyra Haydêe Dal Farra; FOGAROLLI FILHO, Paulo Roberto; SOUZA, Devanildo de Amorim. O capitalismo de vigilância e seus efeitos: discriminação algorítmica e reificação humana. Revista de Direito Brasileira, Florianópolis. v. 33, n. 12, p.309-332, 2023. Disponível em: https://www.indexlaw.org/index.php/rdb/article/view/9167. Acesso em: 19 set. 2023.
Conheça agora o capítulo de Livro "Ciberdemocracia na era capitalismo de vigilância".
Participamos como autor do capítulo "Ciberdemocracia na Era do Capitalismo de Vigilância" na obra "Cidadania e Novos Direitos na Sociedade da Informação". O texto explora a sociedade em constante transformação pela Tecnologia da Informação, influenciando a compreensão da democracia, do processo eleitoral e concepções sobre governabilidade. Este trabalho, fundamentado na literatura científica e livros especializados, analisa a consistência das informações por meio do método indutivo. Concluímos que a opacidade algorítmica atual compromete a transparência, tornando os algoritmos indecifráveis, inclusive para seus programadores. Convidamos à leitura para aprofundar essas reflexões sobre a ciberdemocracia.
Como citar:
SOUZA, Devanildo de Amorim; CESAR, Daniel. Ciberdemocracia na era capitalismo de vigilância. In: MACEDO, Caio Sperandéo de (Coor). Cidadania e novos direitos na sociedade da informação. São Paulo: Publicação independente, 2022. p. 128-153. ISBN: 978-65-00-41155-3. Disponível em: https://www.amazon.com.br/dp/B09VV9YPZW. Acesso em 21 mai. 2022.